Início > Noticias > WRI Brasil promove evento sobre Segurança Viária em São Paulo

WRI Brasil promove evento sobre Segurança Viária em São Paulo

As altas velocidades nas ruas das cidades matam. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,2 milhão de pessoas em todo o mundo perdem a vida em acidentes de trânsito, anualmente. O Brasil é o 4º país com o maior número de óbitos. Os números alertam para tomadas de decisão e ações urgentes – entre elas, a redução do limite de velocidade em áreas urbanas. Este será o tema de debate do Seminário “Impactos da Implantação de Velocidades Seguras em Cidades”, que acontecerá dia 15 de dezembro, a partir das 9h, no Hotel Pestana, em São Paulo.

O encontro é realizado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis, com apoio da Rede Nossa São Paulo, e integra a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, que tem como objetivo reduzir as mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito em todo o mundo.

Velocidades mais baixas aumentam a possibilidade de condutores, pedestres e ciclistas verem uns aos outros e reagirem, evitando acidentes e reduzindo, assim, o número de mortos e feridos no trânsito. Uma redução de 5% na velocidade média dos veículos pode resultar em 30% menos acidentes fatais. Na Noruega, a redução do limite de velocidade de 60 km/h para 50 km/h em vias urbanas diminuiu em menos de 4 km/h a velocidade média do tráfego e promoveu uma redução de 45% nos acidentes fatais. No Brasil, São Paulo está reduzindo os limites de velocidade das vias marginais e arteriais e implementando o projeto Área 40 em locais com grande circulação de pedestres e ciclistas.

Especialistas nacionais e internacionais vão apresentar casos de sucesso e participar do debate com o público. Entre eles está Jennie Oxley, Vice-diretora do Curtin-Monash Accident Research Centre e Diretora Associada do Monash University Injury Research Institute, na Austrália, e Rod King, Fundador e Diretor da 20’ Plenty for Us, organização não-governamental que auxilia comunidades a reduzir limites de velocidade em vias urbanas, na Inglaterra.

Inscrições limitadas aqui.

Jennifer Oxley

Vice-diretora do Curtin-Monash Accident Research Centre e Diretora Associada do Monash University Accident Research Centre (MUARC). PhD em Psicologia e experiência acadêmica em ciências da saúde aplicada. Durante seu tempo no MUARC, Jennie contribuiu significativamente para aumentar a segurança de usuários vulneráveis das vias, e é responsável pela gestão de grandes projetos nas áreas de avaliação do risco a novos motoristas, idosos, crianças pedestres e ciclistas, fatores humanos e questões de segurança relativos a tecnologias e desenvolvimento de medidas inovadoras para melhorar a mobilidade segura.

Rod King

Fundador e Diretor da 20’s Plenty for Us. Iniciou a campanha por limites de velocidade mais baixos em Warrington, em 2004, após visita à cidade de Hilden, na Alemanha. No início dos anos 1990, Hilden implementou o limite de 30 km/h na maioria de suas vias como início da estratégia para incrementar a caminhada e o uso da bicicleta. Em 2007, aprofundou o conhecimento na área e criou o 20’s Plenty for Us com o intuito de auxiliar outras comunidades a introduzir limites baixos de velocidade. Atualmente, a iniciativa já conta com 290 campanhas locais que estão influenciando governos e tomadas de decisão em transporte para o uso e benefícios dos 20mph (30 km/h) como limite.

Veja a programação:

HORA

ATIVIDADE

08:30 – 09:00

Welcome Coffee oferecido pela organização do Seminário

 

 

 

 

09:00 – 09:30

Aber tura Oficial do Seminário “Impactos da Implantação de Velocidades Seguras em Cidades”

 

Apresentação da Organização Mundial  da Saúde sobre Dados de Segurança Viária – Panorama

Nacional e Global

Roberto Victor Pavarino Filho, Consultor Nacional da Organização Mundial  de Saúde OPAS/OMS

no Brasil em projetos relacionados à redução da morbimortalidade  no trânsito.

 

9:50 – 10:15

Segurança Viária, conceitos e tendências

Marta Obelheiro, Especialista em Segurança Viária do WRI Brasil Cidades Sustentáveis

 

10:15 – 11:15

A visão da Universidade sobre redução de velocidade

Professor Jakow Grajew, Fundação Getúlio Vargas

 

11:15 – 11:50

A experiência da política nacional australiana em redução de velocidade

Jennifer Oxley, PhD, Vice-Diretora do Curtin-Monash  Accident Research Centre e Diretora Associa- da do Monash Injury  Research Institute, Austrália

11:50 – 12:30

Debate entre palestrantes e convidados

12:30 – 14:00

Almoço oferecido pela organização do Seminário

 

14:00 – 14:30

Apresentação da Organização 20’s Plenty

Rod King, Fundador e Diretor de Campanhas da ONG 20’s Plenty Inglaterra

 

14:30 – 14:50

Apresentação Prefeitura de São Paulo

Ciro Biderman, Chefe de Gabinete na SP Trans

 

14:50 – 15:15

Apresentação da Rede Nossa São Paulo

Carlos Aranha, coordenador do Grupo de Trabalho de Mobilidade  Urbana da RNSP

15:15– 16:30

Debate sobre redução de velocidade em São Paulo

16:30 – 17:00

Encerramento do Seminário e Coffee oferecido pela organização do seminário