Início > Noticias > Visita técnica Cidades Sustentáveis conhece ações de Campinas

Visita técnica Cidades Sustentáveis conhece ações de Campinas

Cidade do interior paulista conquistou o terceiro lugar, entre as metrópoles, no Prêmio Cidades Sustentáveis

Portal Observatório Regional CAB 

A primeira parada da visita técnica Cidades Sustentáveis promovida pela ITAIPU Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros  foi em Campinas, na Sociedade de Abastecimento de Água e Esgoto de Campinas (Sanasa), com o objetivo de conhecer ações que a Metrópole desenvolve em áreas pontuais para ter conquistado em 2014 o posto de terceira metrópole do país no Prêmio  Cidades Sustentáveis (PCS). Além disso, Campinas alcançou, em 2016, a segunda colocação na categoria Bens Naturais Comuns (cidades médias e grandes) e primeiro lugar na categoria Saúde (cidades grandes).

A visita técnica é uma iniciativa que tem como parceiros a ITAIPU e Conselho dos Lindeiros, reunindo gestores municipais da BP3, como prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e outros, inclusive a presidente e o vice do Conselho dos Lindeiros, Cleci Loffi e Airton Coppati. Além de Campinas, o grupo de cerca de 80 pessoas vai passar pelos municípios de Socorro (SP) e Ubiratã (PR). Os gestores saíram da região Oeste na noite de quarta-feira (05) e retornam às suas cidades na manhã de sábado (08).

A Sanasa emprega das tecnologias mais modernas no mundo para tratamento de água e esgoto,em alguns casos sem utilizar produtos químicos.  A água tratada da estação da Estação produtora de Água de Reuso (Epar) chega 99% de pureza. A eficiência do município nesta área é uma das melhores do Brasil, se não a melhor. E, segundo o prefeito Jonas Donizete, o objetivo é melhorar ainda mais, indo na contramão do que tem se chamado no Brasil de crise hídrica. O princípio é utilizar tecnologias que não agridam a natureza e nem a saúde humana.

Para a presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Cleci Loffi, a experiência conhecida em Campinas é salutar e demonstra que é possível melhorar o aproveitamento da água nas cidades, havendo disposição política e recursos disponíveis.

Em tempo

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) é uma iniciativa apartidária da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Brasileira por cidades Justas e Sustentáveis, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Matéria publicada no portal do Observatório Regional CAB - Cultibando Água Boa.

Leia também: 

Campinas se destaca pela alta qualidade técnica do planejamento na área ambiental 

Informações de boas práticas do Cultivando Água Boa relacionadas aos indicadores PCS e ODS

 

Comentários