Início > Noticias > USP debate produção e consumo sustentável de embalagens

USP debate produção e consumo sustentável de embalagens

Do portal Terra

A produção e o consumo sustentável de embalagens e a redução de seus impactos ambientais foi tema de uma conferência realizada na sexta-feira, 28, na Universidade de São Paulo (USP). Foram discutidos diversos aspectos das embalagens, como tecnologias para embalagens sustentáveis, projeto de produtos e reciclagem, marketing, regulamentos e certificações, segundo informaram os organizadores.

O objetivo é identificar medidas que ajudem na implementação da gestão de resíduos sólidos, tomando por base os objetivos da lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos: não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento, assim como a disposição final adequada dos resíduos sólidos.

Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) mais de 13.400 toneladas de embalagens foram recicladas entre janeiro e abril de 2013. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 6,1%.

O evento foi uma preparação para a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece em Brasília em outubro e terá como eixos de debate a geração de trabalho, emprego e renda, além da educação ambiental, a parte dos dois temas discutidos na conferência hoje.

A conferência foi promovida pela Comissão de Estudos de Problemas Ambientais (Cepa) e pelo Centro Multidisciplinar de Estudos em Resíduos Sólidos (Cersol) da USP, em associação com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom).

O encontro foi paralelo à feira internacional do setor de alimentos e bebidas Fispal Tecnologia 2013, que este ano discutiu a competitividade do segmento de embalagens para esse mercado.

 

Matéria originalmente publicada em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/meio-ambiente/usp-debate-producao-e-consumo-sustentavel-de-embalagens