Início > Noticias > Uma "superquadra" voltada a pedestres e ciclistas, em MT

Uma "superquadra" voltada a pedestres e ciclistas, em MT

Campo Novo do Parecis, cidade a 400 km da capital mato-grossense, anuncia plano de construir um espaço público de lazer e cultura numa área de quase 115 mil m²

Portal Mobilize - Mobilidade Urbana Sustentável

Um novo conceito de uso e integração do espaço público está sendo adotado em um ambicioso projeto urbanístico na cidade de Campo Novo do Parecis, a 400 km da capital de Mato Grosso. 

Trata-se da primeira “superquadra” do estado, apresentada pela Prefeitura no início de maio, e que deve ocupar uma ampla área de 114.550 m² onde hoje se encontra a feira municipal, o mini estádio e o ginásio da cidade.
 

Área de 114.550 m², hoje ocupada pela feira municipal, vai virar 'superquadra' para a população

O arquiteto urbanista da Prefeitura, Carlos Oseko, responsável pela proposta, explicou que depois o projeto será ampliado e replicado em outros bairros da cidade.

Segundo Oseko, o projeto urbanístico 'Superquadra Zona 30', como é denominado, consiste "na melhor organização e otimização das edificações e equipamentos comunitários, de modo a tornar o ambiente mais atrativo e aumentar o fluxo de pessoas em todo o complexo, além de ampliar as opções do espaço público para realização de atividades esportivas, de lazer e eventos artístico-culturais", detalhou o arquiteto. 

Explicou ainda que "neste primeiro o projeto haverá a demolição e retirada de barreiras visuais (muros e grades), elevação das ruas junto ao nível das calçadas, transplante de arborização e otimização de outros espaços de convivência".
 

Projeto prevê melhoria de calçadas e construção de ciclovias

Outro aspecto importante do projeto é criar "faixas de circulação de veículos onde o limite de velocidade será reduzido para até 10 km/h nas áreas próximas aos espaços de pedestres”, afirmou.

Cidades para pessoas

A implantação de superquadras – lugares seguros e sustentáveis, com prioridade de pedestres e ciclistas - consta entre os eixos de ação do Plano de Requalificação e Regeneração Urbana (PRRU), aprovado pelo município. 

Por sua vez, esse plano está baseado, explica Oseko, nos "17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Nova Agenda Urbana das Nações Unidas", documento que orienta a urbanização sustentável de municípios pelos próximos 20 anos. 

A meta é melhorar a qualidade de vida da população, completa o arquiteto, com o aumento das opções de convivência e incentivo à mobilidade ativa. Para tanto, a intenção é promover a melhoria das calçadas e ciclovias, e o desenvolvimento de espaços públicos e áreas verdes, entre outras ações.
 

Visão geral do projeto urbanístico 'Superquadra Zona 30', em Campo Novo do Parecis

Fotos: Divulgação Prefeitura de Campo Novo do Parecis.

Matéria publicada no portal Mobilize - Mobilidade Urbana Sustentável.