Início > Noticias > Rede Social de Cidades lança Programa Cidades Sustentáveis adaptado aos ODS em São Luís

Rede Social de Cidades lança Programa Cidades Sustentáveis adaptado aos ODS em São Luís

Por Nossa São Luís

A Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, lançou na última quinta-feira, 29, o novo formato do Programa Cidades Sustentáveis em São Luís, MA. O PCS foi adaptado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e apresentado durante a abertura do 8° Encontro da Rede na Associação Comercial do Maranhão.

“Com esse Programa levamos às cidades brasileiras uma carta compromisso para que partidos e candidatos passem a assumir o levantamento de indicadores sociais como forma de dar transparência à ação pública”, destacou o coordenador do PCS, Maurício Broinizi.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma ferramenta da sociedade civil para fazer com que os municípios incluam os ODS em seu planejamento, a fim de erradicar problemas como a pobreza, a fome, o analfabetismo, o preconceito e a violência. O Programa, que possui 283 cidades signatárias, usa indicadores sociais para a transparência do poder público quanto à eficácia de políticas públicas em áreas como educação, saúde, trabalho e violência.

Para a oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ieva Lazareviciute, é preciso um esforço conjunto para mudar a realidade de estados como o Maranhão, onde somente 20% da população possui saneamento básico, segundo dados da ONU. “Os nossos empresários, os nossos políticos, cada um de nós precisa de mover. O Brasil se destaca internacionalmente com o alcance das metas de desenvolvimento, como a erradicação da pobreza. Mas isso não significa que não há mais trabalho a fazer”, aponta a oficial.

Após o evento de lançamento do Programa, 20 movimentos e organizações sociais de todo o país irão se reunir no São Luís Grand Hotel, nos dias 30 e 31 de outubro, para planejar as ações da Rede Social de Cidades para 2016. O 8º Encontro da Rede terá um formato menor, mas foi pensado para ser acolhedor e atingir os objetivos de construir um planejamento comum. “Vamos ter uma moderação no processo de planejamento – algo novo nos Encontros da Rede. Esperamos aperfeiçoar os processos da Rede por meio deste planejamento, ainda mais devido ao fato de 2016 ser ano de eleições. É importante refletir sobre todo o contexto dos últimos anos e como atuar de forma conjunta”, analisa Socorro Costa, articuladora do Movimento Nossa São Luís e representante local da Rede Social de Cidades.

O 8º Encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis é realizado pela Rede Social de Cidades e co-realizado pelo Nossa São Luís e pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA). Conta ainda com o apoio da Fundação Avina e diversas parcerias locais.

Clique aqui e confira as fotos do evento!