Início > Noticias > Projeto leva crianças à escola a pé em cidades da Europa

Projeto leva crianças à escola a pé em cidades da Europa

Um projeto que será colocado em prática nas cidades de La Ribera, na Espanha, de Haute Savoie, na França, de Wroclaw, na Polônia, e de Koprivnica, na Croácia, pretende levar crianças para a escola a pé, num planejamento que abrange pais, professores e monitores específicos para os trajetos. O objetivo, segundo os idealizadores, é melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas, além de conscientizar os alunos sobre os conceitos de mobilidade segura e sustentável.

Batizado como “Let’s move” — “Vamos nos mexer”, em tradução livre —, o projeto, inicialmente, será adotado com os estudantes de 15 escolas, como informou o Observatório de Mobilidade Urbana ELTIS. A iniciativa é bancada pelas prefeituras das cidades polonesa e croata participantes, pela ONG francesa Prioriterre (que fomenta o consumo mais consciente de recursos hídricos e energéticos) e pela Agência de Energia da Ribera.

A primeira reunião entre as entidades que tomaram parte no projeto aconteceu no início de novembro, em La Ribera. Ficou definido, além da implementação do “transporte escolar a pé”, que as cidades participantes promoverão intercâmbios periódicos entre alunos dos quatro países, realizados através da plataforma e-Twinning.

Matéria originalmente publicada no portal Extra.Globo