Início > Noticias > Prefeito de Londres aprova construção de estrada para bikes

Prefeito de Londres aprova construção de estrada para bikes

O prefeito de Londres, Boris Johnson, aprovou a construção de uma estrada exclusiva para bicicletas. A estrutura fará a ligação entre as regiões leste e oeste da capital inglesa e deve tornar as viagens de bicicleta muito mais rápidas do que são atualmente.

De acordo com o planejamento urbano, a pista exclusiva será construída separada da via automotiva. O novo modelo reduzirá a quantidade de paradas por cruzamentos ou travessias às quais os ciclistas são expostos atualmente. A medida deve reduzir o tempo do percurso de 16 para dez minutos, durante os horários de pico.

“Graças à habilidade dos engenheiros do TFL (Transport for London Cycle) e aos gestores de tráfego, fizemos alterações aos nossos planos originais que mantêm toda a ciclovia segregada, enquanto reduzimos os cruzamentos e o tráfego motorizado na rota, tornamos os atrasos muito menores”, explicou o prefeito londrino, em seu discurso.

Segundo o site Dezeen, a proposta ainda depende da aprovação do conselho, que deve ser divulgada em quatro de fevereiro. Caso seja aceita, a estrada de bicicletas começará a ser construída em abril deste ano e deve ser concluída em 2016, com um investimento de 41 milhões de libras. O poder público conta com o apoio de grandes empresas internacionais para viabilizar financeiramente o projeto.

A estrutura deve deixar os deslocamentos não motorizados muito mais seguros, oferecendo mais uma opção de locomoção sustentável à população local. “Andar de bicicleta é claramente agora uma opção de transporte em Londres, com mais de 170 mil viagens ao dia. Esses projetos vão ajudar a transformar o ciclismo da cidade, tornando-o mais seguro e uma opção que mais pessoas podem desfrutar”, opinou Peter Hendy, comissário de transportes da capital britânica.  

Matéria originalmente publicada no portal CicloVivo