Início > Noticias > Prefeita Paula Ribas recebe proposta para fazer de Cajamar uma cidade sustentável

Prefeita Paula Ribas recebe proposta para fazer de Cajamar uma cidade sustentável

Por Redação Cajamar Notícias

Neste último dia 21 de fevereiro, Cajamar deu um importante passo para tornar-se uma cidade cada vez mais justa, democrática e sustentável, adotando práticas participativas em sua Gestão.

Integrantes do Movimento iNova Cajamar tiveram uma importante reunião com a prefeita municipal Ana Paula Polotto Ribas e equipe para entregar proposta com 126 indicadores para a elaboração do Plano de Metas de Cajamar. O Plano de Metas faz parte de uma das etapas a serem cumpridas em relação à Carta Compromisso, documento assinado pela atual prefeita quando ainda era candidata, durante a campanha da última eleição. Além disso, a coordenadora nacional do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, esclareceu dúvidas acerca do programa, deu sugestões de boas práticas e se deixou à disposição para apoiar a gestão. 

Estiveram presentes Ana Paula Ribas, Vice-prefeita Dalete, Chefe de Gabinete, Diretores Municipais de Meio Ambiente, Jurídico, Cidadania, Esportes, Cultura, Habitação, Educação e Fundo Social.

Do Inova Cajamar estavam: Paula (Natura), Marcia (Instituto Natura), Fernanda (SKF), Vagner (Penske), José Carlos e Flavio (Votorantim), Richardes (Frente Estudantil de Cajamar), Masatochi (ACE Cajamar), Priscila (Sesi), Shaiane (Sociedade Civil), Cristiane (AP História) e Alvaro (Habitação). Do Cidades Sustentáveis: Zuleica Goulart. 

O que é o Plano de Metas

O Plano de Metas deverá contemplar no mínimo 50 indicadores para os quatro anos da atual gestão. Alinhado ao plano de governo, servirá como documento que norteará as ações do poder executivo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Cajamar. O documento deverá contemplar os 12 eixos temáticos do programa, já alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU). A data limite para a apresentação do Plano de Metas é 30 de abril, onde deverá ser apresentado à população por meio de audiência pública. 

O que a cidade ganha com isso?

O ano de 2017 em Cajamar pode determinar grandes transformações na cidade. A revisão do Plano Diretor, que orienta todo o desenvolvimento da cidade, assim como a elaboração do Plano Plurianual, devem ser cumpridos neste ano, por meio de uma série audiências públicas, com intensa participação da sociedade. A existência de um Plano de Metas, definindo claramente qual a visão da cidade para daqui 4 anos, auxilia e muito na elaboração de tais documentos, bem como a gestão participativa da sociedade.

Temas como educação, saúde, mobilidade, segurança e meio ambiente, entre muitos outros fazem parte desta discussão. Portanto, ao ampliar o debate e ter em mente onde a sociedade quer chegar, o município abre oportunidades para tornar-se a cidade que todos querem alcançar. 

Como foi elaborada a sugestão dos indicadores

A Comissão do Inova Cajamar utilizou como base 3 documentos, que podem ser acessados no site do iNova e do Cidades Sustentáveis:

•    Índice de Progresso Social – perspectiva da população  sobre a qualidade de vida de Cajamar, realizado em 2015;

•    Guia GPS - Gestão Pública Sustentável - um conjunto de conceitos, ferramentas, metas, indicadores e práticas exemplares de políticas públicas ao redor do mundo, base do programa Cidades Sustentáveis; 

•    260 Indicadores Básicos do Programa Cidades Sustentáveis. Ao comparar as necessidades da população com os 260 Indicadores Básicos, chegou-se ao resultado final, compilado em uma lista com os 126 indicadores. Foram realizadas 2 reuniões (30/01 e 07/02) com mais de 6 horas de boas conversas para se chegar ao resultado final. 

Os próximos passos

A prefeitura instituirá uma comissão de trabalho interna para que a prefeitura construa o plano de metas e dará retorno ao Inova Cajamar em breve. 

Matéria publicada no portal Cajamar Notícias.