Início > Noticias > Porto Alegre deve integrar Programa Cidades Sustentáveis

Porto Alegre deve integrar Programa Cidades Sustentáveis

Por Prefeitura de Porto Alegre

Em visita ao prefeito Nelson Marchezan Júnior, na manhã desta quarta-feira, 18, o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e um dos principais idealizadores do Fórum Social Mundial, Oded Grajew, propôs a adesão da cidade de Porto Alegre ao programa Cidades Sustentáveis que já conta com a participação de 135 cidades brasileiras e 12 capitais. 

Acompanhado de um grupo de integrantes da Rede São Paulo e do Instituto Ethos, Oded Grajew salientou a importância da participação da capital gaúcha no programa porque, segundo ele, este é um desafio em busca da gestão exemplar da cidade de Porto Alegre que já possui referencial histórico em aspectos de sustentabilidade. Grajew convidou o prefeito a assinar a carta compromisso de adesão à iniciativa que oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios.  

De acordo com Oded Grajew, o objetivo é disponibilizar ferramentas para sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O Programa Cidades Sustentáveis trabalha a gestão pública em 12 eixos temáticos nas áreas social, ambiental, econômica, política e cultural. A avaliação é feita por indicadores estabelecidos pelas prefeituras a partir de um Plano de Metas a ser cumprido.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior disse que considera o programa "uma importante ferramenta de contribuição para a sustentabilidade com inúmeros benefícios para as cidades e os seus habitantes". Após uma análise detalhada do assunto, Marchezan deverá definir a adesão ao programa. Ele foi convidado a participar de um evento sobre o tema da sustentabilidade nesta sexta-feira, 20, na Câmara de Vereadores, e também do primeiro encontro do ano do Programa Cidades Sustentáveis, para o período 2017/2020, que irá acontecer em São Paulo, dia 15 de fevereiro.   

Foto: Luciano Lanes /PMPA

Edição de Gilmar Martins

Matéria publicada no portal da Prefeitura de Porto Alegre.