Início > Noticias > PCS participa de encontro sobre plataforma global Cidades Sustentáveis, na Índia

PCS participa de encontro sobre plataforma global Cidades Sustentáveis, na Índia

Evento, em Nova Délhi, reúne instituições que integram o projeto Plataforma do Conhecimento para Cidades Sustentáveis do GEF-6 e promove troca de experiências e visões sobre planejamento urbano integrado.

O Banco Mundial e o Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, em inglês) realizam o Segundo Encontro Anual da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis, projeto que reúne 27 cidades de 11 países para o desenvolvimento e implementação de uma agenda de financiamento e planejamento urbano integrado. 

Iniciado na segunda-feira (30/10), o evento ocorre em Nova Délhi, na Índia, e conta com a participação de prefeitos, especialistas de instituições financeiras, organizações internacionais, agências da ONU, líderes da iniciativa privada e de organizações da sociedade civil. Dentre os presentes, muitos fazem parte do projeto GEF-6, que fomenta iniciativas para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas ao redor do mundo.  

Esse é o caso do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), que será ampliado no âmbito do projeto Plataforma do Conhecimento para Cidades Sustentáveis do GEF-6 e servirá de base para a construção de uma plataforma nacional de planejamento urbano integrado. No Brasil, também fazem parte do projeto a prefeitura de Recife, o governo do Distrito Federal e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), entre outros parceiros. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) é a agência implementadora do projeto no país, e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é o órgão responsável por coordenar a execução das ações planejadas para os próximos anos. 

O fórum de Nova Délhi conta também com eventos paralelos, em que os participantes podem compartilhar boas práticas em planejamento urbano sustentável, políticas públicas e visões sobre sustentabilidade urbana. Jorge Abrahão, coordenador geral do Programa Cidades Sustentáveis, e Zuleica Goulart, coordenadora de mobilização do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), estão no evento, onde apresentam o Guia de Ação Local pelo Clima, publicação produzida em parceria com o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade. 
 

Jorge Abrahão e Zuleica Goulart apresentam o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) à Naoko Ishii, CEO Global Environment  Facility  (GEF)...

... e ao Ede Ijjasz-Vasquez, diretor senior do Global Practice for Urban, Rural, Social and Resilience, World Bank. 

Durante o evento, Jorge Abrahão também apresentou o Guia de Ação Local pelo Clima, iniciativa do PCS e do ICLEI América do Sul, relatou o trabalho desenvolvido pelo Programa Cidades Sustentáveis e mostrou a mais recente versão do Mapa da Desigualdade, realizado pela Rede Nossa São Paulo.