Início > Noticias > Para aumentar número de ciclistas, cidade reduz velocidade de carros para 30km/h

Para aumentar número de ciclistas, cidade reduz velocidade de carros para 30km/h

Do portal EcoD

Com o objetivo de aumentar a prática do ciclismo e da caminhada a pé, Edimburgo, na Escócia, anunciou recentemente a redução no limite de velocidade nas ruas residenciais e das vias próximas a shoppings e supermercados. Os motoristas que antes atingiam 50 km/h, poderão dirigir somente até 30 km/h.

O centro da cidade também faz parte da iniciativa que compõe o projeto que já foi testado, com sucesso, no bairro de Marchmont e que registra um bom recebimento pelos ciclistas e setor automobilístico. Segundo as autoridades, a redução da velocidade pode diminuir os acidentes e as mortes no local provenientes do trânsito.

A campanha por ruas mais seguras para pessoas, que cresce em todo o Reino Unido, é liderada pelo grupo 20’ Plenty for Us. O coordenador do movimento, Rod King, afirma que a iniciativa pode ser um diferencial na vida das pessoas.

"Vários estudos indicam que uma pessoa atingida por um carro a 50km/h tem 15% de chance de sobreviver. Ao passo, que se atingida por um em veículo a 30k/h, suas chances pulam para 95%", explicou King no vídeo de apresentação do projeto. Assista ao filme na íntegra.

 

Matéria originalmente publicada em: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/agosto/para-aumentar-numero-de-ciclistas-cidade-reduz