Início > Noticias > Orçamentos Temáticos desenvolvidos pelo Inesc são destaque de encontro no México

Orçamentos Temáticos desenvolvidos pelo Inesc são destaque de encontro no México

Projeto foi selecionado e apresentado no Encontro da Parceria para Governo Aberto como uma das 'boas práticas' a serem observadas com atenção para lutar contra a pobreza por meio da abertura fiscal.

O projeto “Orçamentos Temáticos - Brazil, Holanda e Uganda”, desenvolvido no Brasil pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), foi umas das "boas práticas" selecionadas e apresentadas no Encontro da Parceria para Governo Aberto (Open Government Parnership - OGP), realizado no México, no âmbito doFórum de Abertura Fiscal para por fim à Pobreza (Fiscal Openess to end Porverty), promovido pela Iniciativa Global pela Transparência Fiscal (Global Initiative for Fiscal Transparency - GIFT), em outubro de 2015.

O projeto é uma iniciativa inédita para o monitoramento do orçamento público em mobilidade urbana e faz uso de metodologia desenvolvida pelo Inesc. No Brasil, o Inesc contou com a parceria do Movimento Nossa Brasília e com o apoio da Oxfam Novib. A metodologia brasileira foi replicada também em Uganda, pela Cew-it, e na Holanda, pela ação daMovisie. O Encontro da Opening Government Partnership (OGP) reuniu representantes de 69 países.

"O desafio, agora, é tornar o Orçamento Temático da Mobilidade Urbana sustentável, ou seja, dar continuidade às análises e manter o diálogo com os movimentos sociais no âmbito do Movimento Nossa Brasília, a fim de refinar a investigação à luz das demandas da sociedade civil”, afirma Carmela Zigoni, assessora política do Inesc, responsável pelo projeto. 

Além disso, o Inesc e o Nossa Brasíli promoverão ações de incidência política junto ao Governo do Distrito Federal (GDF), que tem graves problemas de transparência pública, pois não oferece plataforma com dados abertos e não consegue explicar o empenho do recurso com rubrica para mobilidade urbana: receitas, despesas, opções de prioridade, contratos etc.

Leia também artigo de Cleo Manhas, assessora política do Inesc e integrante do Movimento Nossa Brasília que marcou o lançamento do orçamento temático da mobilidade urbana.

Matéria originalmente publicada no portal do INESC