Início > Noticias > Novo estudo aponta só 0,63% de área urbana no país; veja Estado a Estado

Novo estudo aponta só 0,63% de área urbana no país; veja Estado a Estado

FERNANDA PEREIRA NEVES E FABIANA MARTINS - FOLHA DE S. PAULO

Com um território de mais de 8,5 milhões de quilômetro quadrado, o Brasil tem a maior parte de sua população em território considerado urbano.

Um novo estudo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no entanto, baseado em imagens de satélite, mostra essa área urbana é menor do que os dados oficiais apontam, correspondendo a apenas 0,63% de todo o território.

O levantamento aponta uma área urbana de 54.077 km2, número bem menor que os 104.515 km2 de área urbana considerados hoje na classificação de cada município –e, consequentemente, usado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A Embrapa considerou como área urbana no estudo regiões com "paisagens típicas de cidades, como aglomerações de residências, loteamentos com loteamentos com arruamentos definidos e concentração de construções industriais".

Com isso, a empresa aponta que 84,3% da população brasileira vive em apenas 0,63% do território nacional. Ela destaca ainda que esse mapeamento é importante o planejamento de políticas públicas, estudos epidemiológicos, planos de expansão agrícola, entre outros.

Confira aqui a reportagem completa publicada na Folha de S. Paulo, incluindo imagens e infográficos.