Início > Noticias > Livro Políticas Públicas para Cidades Sustentáveis é publicado

Livro Políticas Públicas para Cidades Sustentáveis é publicado

Programa Cidades Sustentáveis participou da oficina que resultou na publicação e está entre as referências registradas no estudo

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) acaba de publicar o livro Políticas Públicas para Cidades Sustentáveis. O trabalho é resultado de uma iniciativa conjunta do MCTIC, por meio do seu Programa Estruturante sobre Tecnologias para Cidades Sustentáveis, com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e foi elaborado pelo IBAM no período de 2015-2016.

O estudo envolveu identificação de experiências nacionais e internacionais, contextualização no período histórico de 1900-2016, avaliação da integração de políticas públicas incidentes no tema, relações com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e proposições de medidas para aperfeiçoar a integração intersetorial, federativa e territorial da políticas. A metodologia foi apoiada também numa oficina de trabalho realizada com convidados nacionais e internacionais com forte atuação governamental e não governamental no assunto. Além da publicação, foi realizado um documentário baseado em entrevistas com interlocutores qualificados no tema.

Zuleica Goulart, coordenadora de mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, participou da oficina que resultou na publicação.

Além disso, o Programa Cidades Sustentáveis está entre as referências registradas no estudo. 

O arquivo digital está disponível para ser baixado clicando aqui ou acessando o site do MCTIC.

Fonte: Intituto Brasileiro de Administração Municipal.