Início > Noticias > ICLEI destaca a importância de linguagem fácil para falar sobre questões climáticas

ICLEI destaca a importância de linguagem fácil para falar sobre questões climáticas

Diretor executivo do ICLEI cita importância de linguagem fácil para falar sobre questões climáticas; O painel final defendeu uma linguagem acessível tanto para gestores públicos quanto para população geral.

Por Priscila Pacheco, para o Programa Cidades Sustentáveis


A parte final do I Encontro do Programa Cidades Sustentáveis com as Prefeituras Signatárias (gestão 2017 - 2020) contou com a discussão sobre Marcos Institucionais Nacionais - Clima, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Nova Agenda Urbana. Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade para a América do Sul, abordou a importância de falar sobre questões climáticas com uma linguagem acessível para gestores e população em geral. 

O secretário acredita que condensar os marcos globais para a sustentabilidade de maneira compreensível favorece a construção de políticas públicas. “Precisamos desenhar as informações de uma maneira que todos possam compreender, inclusive os prefeitos”, diz.

Perpétuo também defende que é essencial incluir a juventude na discussão sobre as questões climáticas e falar sobre o assunto em diversos cantos. É uma forma de fortalecer o conhecimento sobre o tema e implementar ações. Por fim, apresentou tópicos que favorecem o desenvolvimento sustentável na nova agenda urbana, por exemplo, promover novas formas qualificadas de participação social, considerando o papel da educação, gestão de dados e comunicação.