Início > Noticias > A falta de moradias nas grandes cidades

A falta de moradias nas grandes cidades

Esse foi o tema desta entrevista do coordenador-geral do PCS, Jorge Abrahão, e da professora aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Ermínia Maricato, à Rádio CBN.

O desabamento Edifício Wilton Paes de Almeida, em São Paulo, que causou mortes e deixou 150 famílias desabrigadas, motivou a ampliação do debate sobre a questão da moradia nas cidades brasileiras. Em entrevista à Rádio CBN, Jorge Abrahão, coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, destacou que a habitação é um dos direitos humanos previstos pela ONU há setenta anos. 

“Como não resolvemos esse problema [nesse período de 70 anos], a Organização das Nações Unidas incluiu novamente esse direito entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS]”, relatou ele.  

A professora aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Ermínia Maricato, por sua vez, abordou as condições precárias de grande parte das moradias da capital paulista.

Ela criticou o fato de um terço da população não ter acesso a uma moradia adequada.

Abrahão lembrou da questão da especulação imobiliária, que precisa ser desestimulada pelo poder público.

Ermínia defendeu que as propriedades cumpram a função social, como está previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Cidade. 

Ambos cobraram a aprovação do Plano Municipal de Habitação, que está parado há mais de um ano na Câmara de Vereadores de São Paulo. 

Confira aqui a entrevista de Ermínia Maricato e Jorge Abrahão à Rádio CBN