Início > Noticias > Evento discute papel das cidades na redução das emissões de gases de efeito estufa

Evento discute papel das cidades na redução das emissões de gases de efeito estufa

Jorge Abraão, coordenador-geral do PCS, participou do painel ocorrido no Segundo Encontro Anual da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis, na Índia

Nesta quarta-feira (1/11), representantes de vários países participaram de um painel que debateu o papel das cidades na redução das emissões de gases de efeito estufa. 

O painel integra a programação do Segundo Encontro Anual da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis, projeto que reúne 27 cidades de 11 países para o desenvolvimento e implementação de uma agenda de financiamento e planejamento urbano integrado. 

Iniciado na segunda-feira (30/10), o evento é realizado na cidade de Nova Délhi, na Índia. 

Durante o debate, os painelistas examinaram as ferramentas que as cidades dispõem para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e identificar maneiras de reduzir a distância entre as pressões imediatas, que geralmente compõem as decisões de planejamento, e a consideração de impactos de longo prazo e de grande escala. 

De acordo com os organizadores do evento, abordar essa distância é fundamental para construir pontes entre os compromissos climáticos em âmbito nacional e as ações na cidade para reduzir as emissões e avançar para um planejamento mais integrado.

Jorge Abrahão, coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo, apresentou o Guia de Ação Local pelo Clima, iniciativa do PCS e do ICLEI América do Sul. 

Ele também relatou o trabalho desenvolvido pelo Programa Cidades Sustentáveis e mostrou a mais recente versão do Mapa da Desigualdade, realizado pela Rede Nossa São Paulo.  
 

Além de Jorge Abrahão, a atividade, que foi moderada por Emani Kumar, diretora executiva do ICLEI Sul da Ásia, contou com os seguintes temas e expositores: 

- Aplicando a Metodologia de Inventário de GEE às Cidades Indianas
Sanjay Dube, vice-presidente do Instituto Internacional de Conservação de Energia (IIEC) no Sul da Ásia;

- Estado da Califórnia, EUA
Sahar Shirazi, assessora de planejamento sênior do Escritório de Planejamento e Pesquisa, escritório do governador da Califórnia; 

- Esquema de relatórios de carbono do governo metropolitano de Tóquio
Hiroyuki Miyata, Diretor do Programa de Relatórios de Carbono para SMFs;

- Paris, França
Yann Francoise, diretor de Políticas e Estratégias Climáticas, Direção de Parques e Meio Ambiente, Agência de Ecologia Urbana, Cidade de Paris;

- Aarhus, Dinamarca
Mogens Bjørn Nielsen, chefe de Departamento da Cidade de Aarhus;

- Ferramentas de planejamento e políticas para reduzir as emissões de GEE no nível da Cidade
Jessica Seddon, diretora de Desenvolvimento Urbano do WRI, e Eric Mackres, gerente de Eficiência de Construções do WRI. 

Leia também: PCS participa de encontro sobre plataforma global Cidades Sustentáveis, na Índia