Início > Noticias > Diferenças regionais no 'mapa do lixo'

Diferenças regionais no 'mapa do lixo'

Norte, Nordeste e Centro-Oeste são as regiões mais carentes e que possuem os maiores desafios em cumprir a lei 12.305/2010 - que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), segundo diagnóstico realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). "O Sudeste caminha para bons resultados com aterros sanitários e coleta seletiva e o Sul tem os índices mais altos no que diz respeito à legislação", diz documento divulgado ontem pela entidade.

A lei determina elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, coleta seletiva, compostagem e somente rejeitos em aterros sanitários.

Reciclagem só em 13% das cidades

Ainda segundo a Confederação Nacional dos Municípios, a compostagem (técnica de valorização da matéria orgânica, considerada como reciclagem do lixo orgânico) está entre os principais desafios. A Região Sul, por exemplo, que tem bons índices em outros quesitos, apresenta o pior na atribuição compostagem. Apenas 13% dos municípios em todo o País informaram ter um projeto de reciclagem de resíduos orgânicos. Até março deste ano, 43,8% dos municípios ainda elaboravam os planos, cujo prazo venceu em agosto de 2012. Novo adiamento deverá ser pedido.

Matéria originalmente publicada no Diário do Comércio, Indústria e Serviços (DCI)