Início > Noticias > Consuma apenas o necessário

Consuma apenas o necessário

O "consumo consciente" é o tema da entrevista de Jorge Abrahão, coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, e Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu, à Rádio CBN

O atual modelo de produção e consumo tem forte impacto no planeta. Com essa preocupação, o presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, e o coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, destacam a importância do "consumo consciente", nesta entrevista à Rádio CBN.

Para o presidente do Instituto Akatu, a impulsividade é inimiga do consumo consciente e do bolso. "Consumir apenas aquilo que precisamos para viver é o primeiro passo para amenizar os impactos do consumo desenfreado no meio ambiente", recomenda Mattar.

Jorge Abrahão citou a cidade de Paris como exemplo de boa prática nessa área de consumo consciente, relatando que a capital francesa desenvolve um programa para reduzir o desperdício de alimentos. 

A entrevista lembrou a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece nesta terça-feira (5/6). A data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou da questão ambiental.  

O Dia Mundial do Meio Ambiente visa conscientizar a população sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procura ampliar a atuação política e social voltada para os problemas relacionados ao tema, fazendo com que as pessoas sejam agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente. 

Confira aqui a entrevista de Jorge Abrahão e Helio Mattar à Rádio CBN.