Início > Noticias > Candidatos à prefeitura de Salvador assumem compromisso com as propostas da Sociedade Civil

Candidatos à prefeitura de Salvador assumem compromisso com as propostas da Sociedade Civil

Nas últimas quatro semanas, o movimento Juntos por Salvador, composto por 10 organizações da sociedade civil soteropolitana e que representam mais de 50.000 indivíduos, facilitou o desenvolvimento da Carta “Metas para a Salvador que Sonhamos” com propostas para os candidatos à prefeitura de Salvador. 

Na última terça-feira (20/9), no auditório da Faculdade de Administração da UFBA, o movimento Juntos por Salvador, o Programa Cidades Sustentáveis, a União dos Ciclistas do Brasil e a Rede Nacional pela Primeira Infância apresentaram suas propostas e os indicadores do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). 

Mais de 100 pessoas, dentre organizações, coletivos, estudantes, professores e indivíduos, testemunharam a assinatura da Carta “Metas para a Salvador que Sonhamos” e da Carta do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) pelos candidatos: Alice Portugal – PT (Representada por José Ricardo Moreno); Célia Sacramento (PPL); Fabio Nogueira e Babuca (PSol/Rede); e Rogério Da Luz (PRTB). 

Todos candidatos tiveram cinco minutos de fala para expressarem a respeito das propostas de metas sugeridas e do compromisso de suas campanhas com a cidade mais justa e sustentável.

Durante o evento, Maurício Brionizi, coordenador executivo do PCS, apresentou o vídeo institucional do Programa e falou dos desafios que a sociedade global precisa enfrentar para garantir o cumprimento dos ODS até 2030. Ele relatou avanços e experiências exitosas que estão ocorrendo no Brasil e em outros países, e reforçou a importância do papel da sociedade civil neste processo, destacando no âmbito da Governança, que o programa entende que uma administração moderna e democrática deve promover mecanismos de atuação direta da sociedade nas decisões administrativas, respeitando a diversidade e construindo instrumentos que fomentem a igualdade em diferentes níveis. 

O convite foi feito pelo movimento Juntos por Salvador e ratificado pelo Programa Cidades Sustentáveis a todos os candidatos. Não compareceram ao evento e nem mandaram representantes os candidatos Antônio Carlos Magalhães Neto, Claudio Silva e Pastor Sargento Isidoro. ACM Neto assinou a carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis a partir do site, mas ainda não assinou a carta do coletivo  “Metas para a Salvador que Sonhamos”.