Início > Noticias > Bicicleta é o meio de transporte que mais cresce em Portugal

Bicicleta é o meio de transporte que mais cresce em Portugal

Pesquisa aponta que o número de famílias portuguesas com acesso a bicicleta aumentou 10,7% em um ano, chegando aos 40% em 2016

Fonte: Jornal de Negócios  |  Autor: Nuno Aguiar/ Mobilize (edição) - publicado no portal Mobilize Brasil.

Dados publicados na segunda-feira (17/7) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), de Portugal, revelam que entre 2015 e 2016 quase 40% das famílias informaram ter ao menos uma bicicleta. Esse percentual é bem acima dos 29,1% observados cinco anos antes, e faz da bicicleta o meio de transporte que mais aumentou no período.

A região do país onde as bicicletas são mais populares (mais de 50% das famílias tem uma) é o Centro de Portugal, em contraste por exemplo com a Madeira, onde pouco mais de 12% das famílias adotam a pedalada para seus deslocamentos. 

Segundo o estudo do INE, a bicicleta é o meio de transporte utilizado por quase 40% das famílias portuguesas. Na outra ponta da pesquisa estão os ciclomotores (até 50 cc.), adotados por 7,8%, e motos (mais de 50 cc.), por 6% dos grupos familiares. A posse da bicicleta, ainda segundo o INE, é de uso mais frequente nas famílias com crianças: são 63,6% dos casos, o que representa 23,8 pontos percentuais acima da média nacional.

Matéria publicada no portal Mobilize Brasil.

Leia também:

Aveiro, em Portugal, sedia encontro de mobilidade urbana com bicicleta

Em Portugal, empresa premia funcionários com bicicleta

Lisboa inaugura rede de bikes compartilhadas nesta quarta (21)