Início > Indicadores

Indicadores

Indicadores são importantes instrumentos para o planejamento de cidades mais sustentáveis e para desenvolvimento, execução e avaliação de políticas públicas. Neste processo, é fundamental fixar metas de resultados e promover a participação da sociedade civil como corresponsável pelas decisões tomadas nas cidades.
 

Programa Cidades Sustentáveis e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Baixe os indicadores do Programa Cidades Sustentáveis:

260 Indicadores do Programa Cidades Sustentáveis (.xls)

Este  anexo  apresenta  os  260  indicadores  básicos  do  Programa  Cidades  Sustentáveis  (PCS)  e  traz  informações úteis para gestores e outros públicos interessados em conhecer ou usar a plataforma como ferramenta de gestão e aprimoramento da administração municipal. Um aspecto importante desta versão é a associação dos indicadores do PCS aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o conjunto de compromissos estabelecidos pela ONU em nível global, do qual 193 países são signatários, incluindo o Brasil.

A associação dos indicadores do Programa Cidades Sustentáveis aos ODSs também traz as metas estipuladas pela ONU até 2030, as descrições dos indicadores, variáveis que os compõem e o método de cálculo. Divididos pelos 12 eixos do PCS, eles foram organizados de modo que facilitem a leitura e a compreensão de sua aplicação nos sistemas públicos de gestão.

Este documento também é uma ferramenta de auxílio no processo de elaboração do Plano de Metas, uma vez que os indicadores são a base para a construção do diagnóstico do município. Aqui o leitor encontra informações para  o  planejamento,  gestão  e  tomada  de  decisões  na  administração  pública,  com  embasamento  teórico  e  conceitual.

Para os signatários da carta-compromisso, foi desenvolvido um sistema para o preenchimento do relatório dos 260 indicadores básicos.