Início > Boas Praticas > Participação Cidadã na Cultura

Participação Cidadã na Cultura

Curitiba

Continente: 
América do Sul
País: 
Brasil
Estado - Província: 
PR
População (Ano): 
1.800.000 hab.
Ano População: 
2004
O Programa Participação Cidadã na Cultura promove a gestão democrática das políticas públicas para o setor e prevê a construção, execução e avaliação do Plano Municipal de Cultura de Curitiba.

Descrição:

Em Curitiba, o Programa Participação Cidadã na Cultura prevê a participação social na construção, execução e avaliação desta política pública, bem como a ampliação, o aprimoramento e o fortalecimento das ferramentas de transparência e dos canais de diálogo com os diferentes agentes culturais, com a sociedade e com instituições públicas e privadas.

O início do processo de democratização da gestão na área se deu com a adesão de Curitiba ao Sistema Nacional de Cultura. Desde então, um conjunto de ações foram desencadeadas com o objetivo de implantar o Sistema Municipal de Cultura (SMC).

A realização de conferências bianuais de cultura é requisito fundamental para à realização do SMC. A fim de garantir ampla participação, as plenárias gerais das conferências são sempre precedidas de pré-conferências regionais (ligadas ao território), setoriais (ligadas às diferentes linguagens artísticas e culturais) e livres, permitindo a representatividade de diferentes movimentos sociais ligados à cultura.

A qualificação da participação, por sua vez, é garantida pela realização de seminários preparatórios. Tal dinâmica permitiu que a Conferência Extraordinária, realizada em 2014, se transformasse em uma das maiores ações de participação popular da cidade, envolvendo aproximadamente 2.400 participantes – número muito superior ao verificado na IV Conferência (600 pessoas) realizada em 2013, quando o Programa ainda não estava consolidado.
 
A Conferência Extraordinária também ampliou a participação dos movimentos populares, que fomentam a cultura viva nos bairros da cidade, e legitimou a participação de várias linguagens artísticas que estavam à margem das políticas públicas, como a cultura alimentar, a moda, o design, a arquitetura e a ilustração. 

Tanto o número de participantes quanto a sua diversidade e a qualificação da participação foram fundamentais para a elaboração da minuta de lei que cria o Sistema Municipal de Cultura. A Fundação Cultural de Curitiba - FCC transferiu essa responsabilidade à Conferência a fim de empoderar a participação social.

A mesma dinâmica foi replicada na realização da V Conferência Municipal de Cultura, em 2015, onde a minuta do Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos foi elaborada. Ao longo de todo o processo da V Conferência, que teve início no mês de abril e se estendeu até dezembro, o número de participantes superou aquele registrado no ano anterior, atingindo 3 mil pessoas.

Outras medidas importantes para a democratização cultural foram o resgate e o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura, permitindo que ele fosse protagonista de diferentes processos inerentes à implantação do Sistema Municipal, incluindo a realização das conferências. 

Desde então, os conselheiros se reuniram mais vezes que em toda a existência anterior do órgão (mais de quatro anos). O Conselho passou a ter todas as suas decisões homologadas pelo Presidente da Fundação Cultural de Curitiba - FCC (que, por estatuto, também preside o conselho), ganhando status de instância deliberativa. Coube, ainda, ao Conselho, a participação efetiva na organização das Conferências Municipais de Cultura.

Os representantes da atual gestão do Conselho (2015-2017) foram eleitos com ampla participação da sociedade, por meio de votação direta que contou com mais de 1.200 eleitores. 

Desde maio de 2015, o Conselho de Cultura atua, em âmbito interno, em quatro comissões temáticas: Finanças e Acompanhamento; Trabalho, Serviços Públicos e Movimentos Sociais; Legislação e Conferências; e Financiamento da Cultura. Esse modelo permite uma atuação mais efetiva. Os membros do conselho passaram também a participar de cursos para aprofundar seus conhecimentos sobre gestão cultural.

O fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura, representativo de todas as regiões e linguagens culturais presentes na cidade, estimulou a consolidação de conselhos e de conferências setoriais. Nas Regionais Administrativas se estabeleceram Conselhos Regionais de Cultura (conduzidos pelos representantes do Conselho Municipal) e estão sendo implantados os Fóruns Regionais, que comportam representantes de movimentos sociais de diferentes naturezas, não apenas culturais, e cuja diversidade permite refletir sobre a totalidade de relações no território.

Em outra frente de estímulo à participação e ao controle social, a FCC transferiu para o Conselho Municipal a condução da reformulação da Lei de Incentivo à Cultura, cuja minuta básica compilou deliberações de conferências, reuniões, audiências e consultas públicas, estudos acadêmicos e outras estratégias de mobilização para um amplo debate, que resultaram no acolhimento de diversas proposições e reivindicações.

A FCC tem ampliado e aperfeiçoado seus mecanismos de transparência e controle social on-line. Hoje, praticamente a totalidade das informações do órgão está disponível em seu site, em especial, as informações sobre o Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC). 

Todos os editais dos dois mecanismos de incentivo (Mecenato Subsidiado e Fundo Municipal da Cultura) são disponibilizados no site da FCC para consulta pública, antes da abertura oficial para inscrições, permitindo a contribuição dos agentes culturais na elaboração e qualificação desses documentos. A análise de mérito dos projetos inscritos em ambos os mecanismos de fomento, por sua vez, é realizada por comissões imparciais e paritárias, compostas por representantes do poder público e de entidades culturais cadastradas.

Os ambientes físicos propícios à democracia e à participação também foram ampliados. Por meio do Programa Participação Cidadã na Cultura, o espaço histórico denominado “Palácio dos Estudantes” ou “Casa dos Conselhos” foi reformado em 2014, e dedicado exclusivamente a abrigar reuniões, assembleias e diversos encontros públicos, podendo ser usufruído por conselhos, comissões, fóruns, ONGs e outras organizações de toda natureza, além de ser sede permanente do Conselho de Cultura e da União Paranaense dos Estudantes.

Objetivos:

Construir um sistema de participação e controle social nas políticas culturais da cidade por meio de:

1) Fortalecimento do Conselho Municipal de Políticas Culturais;

2) Implantação de Conselhos Setoriais de Linguagens Culturais, Conselhos Regionais de Cultura, Conselhos para Diversidade Cultural e Conselhos Seccionais de Cultura;

3) Ampliação e aprimoramento das ferramentas de transparência;

4) Canais de diálogo com os diferentes agentes culturais, com a sociedade e com instituições públicas e privadas;

5) Elaborar a minuta da Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura com ampla participação, por meio de Conferências Municipais.

Cronograma e Metodologia:

2007, 2009 e 2011: Realização da primeira, segunda e terceira Conferência Municipal de Cultura, antes da adesão ao Sistema Nacional de Cultura;

2013 - Adesão ao Sistema Nacional de Cultura e implantação do Sistema Municipal de Cultura. Realização da IV Conferência de Cultura;

2014 - Conferência Extraordinária de Cultura. Reforma do 'Palácio dos Estudantes', edifício histórico que foi destinado a abrigar reuniões, assembleias, encontros públicos diversos e sede do Conselho Municipal de Cultura;

2015 - V Conferência Municipal de Cultura, elaboração da minuta do Plano Municipal de Cultura;

2016 - Discussão e aprovação dos Planos Setoriais, que complementam a parte geral do Plano Municipal de Cultura, já aprovado na última Conferência Municipal de Cultura;

- Na III Conferência, o debate foi em torno do Plano Nacional, Estadual e Municipal de Cultura. Foram tiradas as diretrizes para o Sistema Municipal de Cultura;

- Na I Conferência Extraordinária, deliberou-se sobre a Lei do Sistema Municipal de Cultura. Para isso, foram realizadas 27 pré-conferências regionais, setoriais e livres;

- A V Conferência Municipal de Cultura teve como tema central o Plano Municipal de Cultura, documento aprovado na Câmara Municipal e que irá estipular metas, estratégias, objetivos e ações para os próximos 10 anos nas políticas públicas de cultura na cidade de Curitiba. Para isso, foram realizadas diversas pré-conferências, onde foram eleitos mais de 350 delegados responsáveis por votar e aprovar a proposta final do Plano Municipal de Cultura.

Resultados:

- Ampliação da participação popular nas conferências de cultura: 600 participantes na IV Conferência, em 2013; 2.400 na Conferência Extraordinária, em 2014; e 3.000 participantes na V Conferência de Cultura, em 2015;

- Empoderamento do Conselho Municipal de Cultura, que passou a ser instância deliberativa;

- Elaboração de um plano plural, diversificado e democrático, que consegue integrar bem as várias linguagens e que tem a sustentabilidade como tema transversal.

Instituições Envolvidas:

Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com diferentes instituições e órgãos públicos e privados, como: conselhos municipais, universidades, secretarias de governo e associações.

Contatos:

[email protected]

Fontes:

Indicadores Cidades Sustentáveis

Planos Setoriais

Planos municipal e setoriais de Cultura

Conselho Municipal de Cultura

Portal dos Conselhos

II Conferência

V Conferência

 

34
última modificação: ter, 04/10/2016 - 15:52

Comentários

http://www.certifiedlaw.us The law regulations surrounding point paint sound like changing a greater number of frequently. This distinguishes within EPA's indigenous lead law regulations regarding restoration, repair, and painting and therefore the lead law regulations enacted through State about Massachusetts.
http://www.generallaw.us Aviation auto accident laws is complicated and probably do involve assert, federal and also international law regulations. This may make litigation relating plane collisions difficult. Importance necessary just for plane auto accident victims to acquire the services from the skilled and additionally experienced ARE GENERALLY lawyer to undertake matters to them.
http://www.laweditor.us Wikipedia is fundamental tool within the tech-savvy allowed by the law marketers' strategy. Web technological innovations like RSS OR ATOM from blog, wikis, forums, and other different channels right into feed-enabled websites create viral buzz about legal assistance first or law practice.
http://www.publiclaw.us Administrative regularions is a portion of public regularions and may include the administrative procedures, likes and dislikes that government bodies must go along with. It equally lays off the style and enforcement drives of government authorities.
http://www.societylaw.us The mechanisms for change often is accompanied just by feedback loops. A Remarks loop starts by event. This happening is referred to by most people and in accordance with the appreciation for the event, most people may return the favor. This results in the country's turn can result in a trigger to fine-tune and change new parties.
http://www.greatparenting.us Great families are people provide a host the spot that the child may well develop to make sure you its best potential and learn make ones own decisions. A superb parent has found out and realizes that they cannot really force wonder or perfection on the child.
http://www.newparenting.us Words about wisdom just for new parents occurs at you will from all of the directions. Mostly they are giong passed relating to with just about every single good intention. Do not likely, however, get caught up with a good idea words from manufacturers about baby supplements.
http://www.youngparenting.us Our small children grow for that reason fast. A minute or so they're repeatedly craving this attention and therefore the next, avoiding suits you the affect. Their place emphasis becomes relating to friends and additionally social parties. Along bring back social lifespan comes the element of privacy.

http://www.fantasyhome.us For anyone that's looking to work with top custom home contractors, it's important to closely look at design trends that are popular currently in order to have the most impressive home in the area.
http://www.domestichome.us Life just gets more hectic as time goes on, so why not have some part of mind? With so many things to worry about, you don't want to be concerned about your home and cleaning when you go on vacation.
http://www.homeblog.us One of the greatest ways to discover opportunities to make income on the internet along with the help you require to turn into a winner with them is to look at work at home blogs. It really is interesting to note what you would discover when you do a Google search for the words "work at home blogs"
http://www.homeconcept.us Energy saving is a very good way to reduce global increased temperatures effects. Saving the surroundings should not be done in large thing. If you want to contribute, try to begin with saving energy in your home with energy efficient home concept.
http://www.homereality.us Many people are criticizing carpet as a flooring choice. It can definitely benefit your living areas, though. Keep reading, to learn what to consider regarding carpet as a flooring option in your home.
http://www.homeventure.us Numerous people have a dream of being their own boss. What is very appealing is the allure of making your own hours and the chance for plenty of money. But, a large number of people are reluctant to strike out by themselves.
http://www.improvehouse.us Before one embarks on the abode upgrading plan it is important to plan for the desired results of the whole effort. What should be the focus area and why, has to be considered. Simply by cleaning up certain areas the house may obtain a fresh and clean look.
http://www.insiderhome.us Many people are curious about the things insider a recording studio room. It is not uncommon to see people are asking about this question because they are curios about the equipments inside a recording studio room because those equipments can lead to great music that they love.
http://www.interiorhouse.us Interior house painting ideas are the simplest of ways to transform your liveable space easily, quickly and on a low budget. Doing it yourself and executing your creative house painting ideas would make it a point that the cost aspect is kept at the lowest.
http://www.organizehome.us Organizing residence nightmares can be a really painful area of running your home based business. It could actually hamper the success of your business if you let it get out of control. Here are some easy tips to follow so you don't find yourself in this sticky situation.
http://www.shopaccessories.us It wasn't too long ago that finding a truck accessories distributor meant a lot of work, miles and effort. These people are the lifeblood for most of our truck needs. There was a time we could drive the street and see them all over but
http://www.shopforever.us Forever Living Products is a network marketing, yet most of its Distributors will not know the first thing about marketing. Find out the best way to get leads for your Forever Living Products business, here.
http://www.shoppingblast.us In my 7 Day Belly Fun time Diet Review you're going to discover if the program is worth the money or if it will be just another waste of money water-downed fat loss system. Be sure to read this article before you invest in the 7 Day Belly Fun time Diet.
http://www.shoppingcraze.us The internet has changed lots of things of how people go about their daily routines. Communication has become that much clearer, finding friends and family is now a click away and searching for information is done in a moment. It is no question that a lot of things have changed now.
http://www.shoppingprogram.us One of those unfortunate ways to make money these days is through the get paid to go programs. People might be wondering whether these kinds of programs might be trustworthy, but truthfully, there are many scams, which might cheat the people.
http://www.shopwhat.us These days, online shopping is on the rise in India and this is due to the fact that online shopping is the most convenient and easiest ways of buying things for your home and for your family.
http://www.budgetshop.us Shopping is not called 'retail therapy' for no reason. It can cheer up an otherwise dull day by treating yourself to a new handbag or new tie. But, being savvy when spending to the key in a recession.
http://www.choiceshop.us Though the choices for corporate gifts can be found everywhere, sometimes you've still got a hard time mulling and shopping around that you get tired and realized how much time you have wasted hopping from store to another. In the internet, you can find almost all the things that you need.
http://www.styleshopping.us As if perpetually inviting skies and some of the world's most beautiful shorelines weren't enough, Southwest Florida offers an abundance of shopping methods of even the most discriminating buyers. Three signature landmarks illustrate the area's appeal.
http://www.trendyshopping.us Los Angeles is known for its excellent shopping scene, which is mainly owed to the Hollywood stars who consistently need the latest and the best in fashion. Keen shoppers make the most of the city by planning before they start their shopping.
http://www.cutefashion.us Every woman searches for some chic and modern accessories to flaunt her style! If you are one of such women then this article is tailor made for you. We all know that these kinds of handbags make a really cute gift for any girl whether she's your girlfriend, wife or daughter.
http://www.fashionclub.us A fashion club has numerous options to choose from to complete community service. Project ideas include coat drives, collecting used clothing for disaster relief, raising money for a scholarship fund or supporting a famous fashion charity.